Centralização de ativos de marketing

Centralização de ativos de marketing

Centralização de ativos de marketing

Redefinindo a gestão de arquivos para times de marketing: Eficiência, Governança e Escalabilidade

Redefinindo a gestão de arquivos para times de marketing: Eficiência, Governança e Escalabilidade

Redefinindo a gestão de arquivos para times de marketing: Eficiência, Governança e Escalabilidade

Objetivo: Criar um sistema eficiente para centralizar, organizar e reutilizar ativos de marketing, reduzindo retrabalho e garantindo governança.

Cliente:

Deskfy

Cargo:

Head of Design

Ano:

2024

Serviços:

UX/UI Design, Strategy e Research

Metodologia aplicado para explicação: STAR - Situação, Tarefa, Ação e Resultado


1. Situação - Contexto do Problema

  • Falta de eficiência – tempo perdido gerenciando arquivos manualmente.

  • Inconsistência na marca – uso de versões erradas ou desatualizadas.

  • Baixa governança – dificuldade para rastrear quem usava quais arquivos.

O desafio era reestruturar o repositório para que os ativos pudessem ser facilmente armazenados, reutilizados e acessados dentro do fluxo de trabalho do marketing.



2. Tarefa - O Desafio

  • Eliminar tarefas repetitivas (downloads e reenvios desnecessários).

  • Facilitar o acesso a arquivos dentro dos módulos do Deskfy.

  • Garantir governança sobre quem pode visualizar e editar os arquivos.

  • Fornecer insights sobre uso e impacto dos ativos na estratégia de marketing.

  • Criar um modelo de precificação escalável baseado em armazenamento.



3. Ação - O Processo de Design de Produto

Etapa 1 - Entendimento do problema
  • Levantamento de dores dos usuários e análise de feedbacks.

  • Identificação de padrões no uso e desafios no fluxo atual.

Etapa 2 - Mapeamento do fluxo atual
  • Construção do diagrama de funcionamento do repositório existente.

Etapa 3 - Estruturação da hipótese do problema
  • Definição do problema central e possíveis impactos na operação.

Etapa 4 - Alinhamento de time para exploração de ideias
  • Sessões de brainstorming com times de produto e engenharia.

Etapa 4.1 - Benchmark
  • Análise de soluções concorrentes (Google Drive, WeTransfer, Adobe Cloud).

Etapa 4.2 - How Might We?
  • Formulação de perguntas para guiar a ideação:

  • Como podemos reduzir o esforço manual dos usuários?

  • Como podemos tornar a busca de arquivos mais eficiente?

Etapa 5 - Estruturação da hipótese da solução
  • Criação do novo fluxo do repositório.

Etapa 5.1 - Fluxo repositório e acesso dos usuários
  • Definição de como os usuários acessariam e organizariam arquivos.

Etapa 5.3 a 5.10 - Wireframes e iterações
  • Desenvolvimento de diferentes versões dos wireframes.

  • Testes e refinamentos a cada nova versão.

Etapa 5.12 - Onboarding e armazenamento
  • Planejamento da introdução da funcionalidade aos usuários.


4. Evolução do Design e Impacto no Produto


Primeiros estudos e versões iniciais

  • Exploração de diferentes formatos de exibição dos arquivos.

  • Ajustes de layout e interação para facilitar a seleção e organização.

  • Prototipação de variações de design e testes com usuários.


Testes e validação

  • Iterações baseadas em feedbacks para melhorar a diferenciação entre estados dos cards.

  • Ajustes na hierarquia visual para facilitar a navegação e identificação rápida dos ativos.

  • Criação de um novo sistema modular de organização de arquivos.


5. Resultado - Impacto e Métricas


  • Mais de 75% das empresas reutilizaram arquivos após implementação.

  • Mais de 30% passaram a reutilizar arquivos semanalmente.

  • Mais de 40% organizaram seus ativos no repositório.

  • Aumento do engajamento com arquivos de 20% para mais de 40%.

  • Redução do tempo gasto com uploads/downloads repetitivos.


Impacto no Pricing:

  • Definição de um modelo escalável, baseado em armazenamento.

  • Diferenciação de planos conforme capacidade e governança de arquivos.


Conclusão e Reflexão


Através de um processo estruturado de discovery, ideação e iteração, conseguimos criar um sistema eficiente de gerenciamento de ativos, reduzindo o esforço manual dos times de marketing e aumentando a produtividade e governança.



Aprendizados:


  • A necessidade de testes iterativos foi essencial para validar o fluxo.

  • O design focado no uso real do usuário garantiu rápida adoção.

  • A definição de um modelo de monetização trouxe impacto direto no negócio.

  • O projeto do repositório gerou um impacto maior no produto, levando ao desenvolvimento de um novo sistema de cards que melhorou a experiência dos usuários